sábado, 29 de junho de 2019

Terapia ortomolecular (Divulgação: Painel de Blogs do Dr. Paim)

O termo “ortomolecular” foi cunhado por Linus Pauling (Prêmio Nobel de Química em 1954 e da Paz em 1962), conhecido mundialmente por seus trabalhos e pela ênfase com que recomendou o uso diário de vitaminas (principalmente a vitamina C) e minerais.

Ele criou o termo “ortomolecular” juntando o radical orto (correto, em grego) com molecular – significando as moléculas – ou seja, uma medicina que fizesse as moléculas do organismo funcionarem corretamente.


Definição de ortomolecular 

O termo “ortomolecular” foi cunhado por Linus Pauling (Prêmio Nobel de Química em 1954 e da Paz em 1962), conhecido mundialmente por seus trabalhos e pela ênfase com que recomendou o uso diário de vitaminas (principalmente a vitamina C) e minerais. Ele criou o termo “ortomolecular” juntando o radical orto (correto, em grego) com molecular – significando as moléculas – ou seja, uma medicina que fizesse as moléculas do organismo funcionarem corretamente. (LOBO & SARAIVA, 2010). 

Pauling, o Pai da Biologia Molecular, criou esse termo inicialmente baseado em trabalhos randomizados e duplos-cegos do psiquiatra canadense Abram Hoffer, que conseguiu diminuir o tempo de internação de esquizofrênicos com o uso de doses elevadas de vitamina B3 (3g/dia). Pauling propôs que distúrbios mentais poderiam ser tratados pela correção de desequilíbrios ou deficiências de constituintes cerebrais, tais como vitaminas e outros micronutrientes, como alternativa à administração de drogas psicoativas sintéticas. (LOBO, 2011)


SAIBA MAIS

https://www.youtube.com/watch?v=J417G093fJw

Nenhum comentário: